HomeUltimas NoticiasCONACS encerra sua 2ª reunião de diretores e lideranças no Rio de...

CONACS encerra sua 2ª reunião de diretores e lideranças no Rio de Janeiro em participação de audiência pública na ALERJ

CONACS encerra sua 2ª reunião de diretores e lideranças no Rio de Janeiro em participação de audiência pública na ALERJ

Em uma semana de intensos trabalhos ocorridos durante a 2a reunião de diretores e lideranças da CONACS realizada no Rio De Janeiro no período de 27 de novembro a 1 de dezembro de 2017, os diretores e lideranças da Confederação Nacional de Agentes Comunitários e de Agentes de Combate às Endemias, debateram, deliberaram, se prepararam para os trabalhos a serem realizados no final de 2017, e prepararam a agenda inicial do ano de 2018.
Após um retrospecto do ano de 2017 até o presente momento Os participantes reunidos no auditório do SINDSPREV/RJ, localizado no Bairro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, na abertura do evento receberam palestra sobre a reforma da previdência, ministrada pelo diretor de finanças do SINDSPREV e servidor do INSS no Rio de Janeiro, Paulo Américo Thur.

No primeiro dia dos trabalhos, foi inicialmente apresentado  vídeo de homenagem à colega Iara  Frazão do estado da Bahia, falecida no mês de novembro, quando sofreu um mal súbito durante uma reunião de trabalho atuando como sindicalista, após o reprodução do mensagem, a plenária, silenciou por 1 minuto em memória da dedicada militante da causa das categorias de ACS e ACE. Foram apresentadas as contas de 2017, bem como a do show de prêmios realizado no mês de agosto do corrente ano, que premiou ganhadores e vendedores dos bilhetes, e ainda a previsão orçamentária para 2018, seguido por apresentação da assessora jurídica da CONACS, dra Elane Alves, que explanou sobre o Projeto de Lei 6437/2016, que trata das atribuições das categorias de ACS e ACE, bem definidas, com detalhamento de ações conjuntas entre outros.

Já na quarta-feira dia 29 de novembro de 2017, os trabalhos contaram com a palestra sobre a Política Nacional da Atenção Básica-PNAB, ministrada por Liu Leal( Agleildes Arichele Leal de Queirós, graduada em fisioterapia- UFPE/2004, mestrada em saúde coletiva UFPE/2008, doutorada em serviços de saúde pública pelo Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo/2015, e atualmente membro do conselho consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Fonte: www.iescufrj.br/gpdes/equipe ), que apresentou um olhar técnico e aprofundado das desconformidades da recente PNAB, em relação à toda construção da estratégia saúde da família desde sua implementação até o presente. O encerramento dos trabalhos do dia, se deu com um momento de descontração, que ficou por conta da comemoração de mais uma primavera das lideranças Patrícia-BA, Célia-PI e Zilar Portela (BA).

O dia 30, teve entre as pautas, a exposição da assessora jurídica da CONACS, Dra Elane Alves, apresentou detalhadamente a PEC 22-A/2011, esclarecendo os pontos que fazem do projeto de emenda à constituição, a solução para a injustiça que é o congelamento do piso nacional dos agentes comunitários de saúde-ACS e agentes de combate às endemias-ACE desde a sua sanção em 2014, quando teve vetado o mecanismo que garantiria a majoração do vencimento.

Foram na mesma ocasião, deliberadas a agenda de eventos da CONACS para o ano de 2108.
Já o último dia do evento, se deu com a participação da CONACS sua diretoria e lideranças, em audiência pública na ALERJ, tratando sobre vínculos precários e toda a problemática que a categoria vem enfrentando no estado, que também passam por demissões, falta de pagamentos, condições de trabalho. Ao final da audiência, os presentes se reuniram na escadaria interna da Assembléia, e a presidente da CONACS Ilda Angélica, deflagrou a convocação da categoria para o dia “D” pelas pautas da classe no congresso Nacional.

Essa semana de trabalhos foi de suma importância para nos fortalecer e embasar em nossas lutas tanto em relação ao PL 6437/2016 quanto à PEC 22-A/2011, e seguimos para a semana decisiva mais preparados e fortalecidos! Afirma liderança presente na semana. É importante que toda a categoria se mobilize em prol do objetivo e interesse que é da classe, mas que se reflete diretamente no atendimento à população.

Agora, o grito de “A UNIÃO FAZ A FORÇA” que é marca registrada da CONACS, ganha mais um PEC 22, QUEM APOIA VOTA!

Cada agente comunitário de saúde e agentes de combate às endemias precisa trazer sua voz e ação para concretizar esse projeto.

 

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments