HomeSem categoriaDezembro Laranja – Mês Nacional de Combate ao Câncer de Pele

Dezembro Laranja – Mês Nacional de Combate ao Câncer de Pele

A iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia de criar um evento que marcasse o início de uma série de ações para conscientização, prevenção e tratamento do câncer de Pele merece o reconhecimento da comunidade médica e o respeito da sociedade por se tratar de um trabalho conjunto em prol da solução de um problema que pode atingir qualquer pessoa sem distinção, mas que, por outro lado, pode ser evitado com medidas muito simples na rotina pessoal.

O câncer de pele representa 25% dos diagnósticos de câncer no Brasil, isso significa que entre quatro casos confirmados um é de câncer de pele. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que a doença pode ser evitada apenas com a mudança de hábitos, como usar filtro solar todos os dias e cuidar da exposição nos horários de risco.

“A escolha de dezembro como o mês nacional da luta contra o Câncer de Pele no Brasil é muito apropriada por se tratar do período que antecede o verão, férias e festas de fim de ano. Geralmente as pessoas viajam para o litoral brasileiro neste período e há um aumento preocupante da exposição ao sol. Em minha opinião, as ações deveriam acontecer até o final do verão”, defende a dermatologista Marcella Alves.

“Se prevenir do sol é mais fácil do que tratar o câncer de pele”.

A ideia de prevenção do câncer de pele está relacionada à vulnerabilidade aos raios UV e ao fototipo de pele. É fundamental ter consciência de ambos os aspectos para uma prevenção mais efetiva. Descubra o quanto antes qual o seu fototipo de pele e se você faz parte de algum grupo de risco. A prevenção é a melhor forma de evitar este tipo de câncer.

Grupos de Risco para o Câncer de Pele:

– Histórico de câncer de pele na família;
– Pele muito clara;
– Cabelos claros e olhos azuis;
– Pessoas que sempre se queimam e nunca se bronzeiam;
– Pessoas que tenham pintas pelo corpo;
– Que trabalhem diretamente sob o sol;
– Que nunca usam filtro solar.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments