Queridos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde,
Hoje, chamamos todos para o centro do assunto, pois são protagonistas na batalha que enfrentamos contra as epidemias de dengue, chikungunya e zika vírus. Com quase 400 mil guerreiros dedicados, convocamos a mobilização conjunta do Exército do SUS ao lado do Ministério da Saúde para darmos um passo decisivo na proteção de nossa população.
Ao longo dos últimos 43 anos, o Brasil enfrentou inúmeras crises de dengue, e é chegada a hora de darmos um basta. Vocês, Agentes de Combate às Endemias, são fundamentais nesse combate diário, sempre vigilantes na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Com coragem e determinação, estão na linha de frente, contribuindo significativamente para a redução dos casos de dengue em todo o país.
Comemoramos a chegada das primeiras 750 mil doses da vacina QDenga®, uma arma poderosa na nossa luta. No entanto, a eficácia dessa vacina se multiplica quando aliada à conscientização da população. Neste ponto, Agentes Comunitários de Saúde, vocês desempenham um papel insubstituível.
A vacinação é mais do que uma agulha e uma seringa; é a esperança de um país mais saudável. E é você, Agente Comunitário de Saúde, quem leva essa mensagem aos corações e lares de nossa população. Nossa missão é vital na sensibilização das comunidades sobre a importância da vacinação e na mobilização para a adesão maciça a essa campanha de prevenção.
Juntos, formamos um time imparável, combatendo a dengue no seu berço e construindo uma barreira impenetrável contra as epidemias. É hora de agir, é hora de atender ao chamado do ministério da saúde e fazermos o que fazemos de melhor.
A partir de fevereiro, iniciaremos a vacinação, e nos próximos dias, compartilharemos mais detalhes de como será conduzida essa campanha. O sucesso dessa missão depende de cada um de nós.
Unidos pela saúde!
A CONACS TRABALHANDO O TEMPO TODO EM TODO LUGAR!
Com estima e confiança,
CONACS – Conselho Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias