A CONACS, representada pela presidente Ilda Angélica, esteve presente no Primeiro Encontro Nacional de Agentes Comunitários de Saúde do Paraguai, que também foi palco de um fórum internacional com representantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Durante o evento, destacamos as experiências bem-sucedidas da nossa organização como Confederação Nacional e a importância dos agentes comunitários de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na Estratégia de Saúde da Família.
Essa troca internacional de experiências mostrou que, apesar das particularidades culturais, enfrentamos desafios comuns, como dificuldades de acesso, estrutura, equipamentos e qualificação profissional. Também ficou evidente que o Brasil se destaca pela organização da categoria e avanços em direitos trabalhistas, servindo de exemplo para os demais países.
Um dos encaminhamentos do fórum foi a criação de um encontro internacional anual, com futuras edições previstas na Argentina, no Uruguai e, por fim, no Brasil.
O evento contou com a participação da OPAS, do ministro da saúde do Paraguai, de autoridades sanitárias dos países participantes e de diversos agentes de saúde, reforçando a importância dessa integração para fortalecer o papel dos agentes comunitários de saúde em toda a América Latina.
A CONACS construindo pontes e levando a força da nossa categoria para além das fronteiras!
A CONACS agradece a OPAS PELA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR E DE CONHECER OS ACS’S E SUAS HISTÓRIA E VIVÊNCIAS.
#CONACS#AgentesDeSaúde#FórumInternacional#SaúdeDaFamília#IntercâmbioInternacional