HomeSlideCONACS: Atuação em Múltiplas Frentes para Fortalecer Nossa Categoria

CONACS: Atuação em Múltiplas Frentes para Fortalecer Nossa Categoria

A CONACS segue na luta em várias frentes para assegurar os direitos e o reconhecimento dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). Nossos diretores participaram ativamente de eventos e oficinas, reforçando a importância da nossa categoria na saúde pública brasileira.

A CONACS, representada pela presidente Ilda Angélica e diretores de vários estados, participou nos dias 13 e 14 de novembro de eventos importantes em Brasília, ampliando a visibilidade e a representatividade da nossa categoria.

Tivemos nossa presidente Ilda Angélica participando de um podcast. Para uma Parceria para um curso a distância EAD sobre a desinformação.

A CONACS marcou presença nas eleições do Conselho Nacional de Saúde, representada pelo diretor Canindé Quirino, onde buscamos fortalecer a representatividade dos agentes de saúde na gestão 2024-2027. A participação ativa da CONACS garante que as vozes da nossa categoria sejam ouvidas e que possamos influenciar políticas que valorizem o trabalho dos ACS e ACE, sempre priorizando a saúde e o bem-estar das famílias brasileiras.

Nossos diretores Zilar Portela e Hélio Alves Martins participaram do Diálogo sobre Políticas para Resiliência e Bem-estar dos Profissionais de Saúde, uma iniciativa conjunta do Synergos Brasil, FGVsaúde e Johnson & Johnson. Este diálogo reúne esforços multissetoriais para fortalecer o bem-estar e a resiliência dos profissionais da linha de frente, reconhecendo que o cuidado com a saúde dos trabalhadores também é uma questão de saúde pública. Em 2024, foi realizado um processo de construção coletiva que originou recomendações para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, abrangendo tanto o setor público quanto o privado.

Durante a Oficina de Mobilização Social por Mais Saúde da Família, que aconteceu em Recife nos dias 13 e 14 de novembro, o diretor Josenilson Vicente contribuiu ativamente nas discussões sobre a atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), reforçando o papel essencial dos ACS na promoção do cuidado e prevenção nas comunidades. Esse evento destacou a necessidade de uma PNAB mais inclusiva, valorizando o trabalho dos ACS e ACE na linha de frente do SUS.

A CONACS também participou do Primeiro Fórum Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem e Comunidade, representada pela Ilda Angélica, que participou da mesa e fez uma apresentação sobre o tema “Processos de Trabalho a Céu Aberto: Desafios e Riscos para os ACS e ACE”. Os diretores Francisco Vilela e Andrea de Carvalho também marcaram presença, reforçando a integração do trabalho dos agentes nas equipes de Estratégia de Saúde da Família e os desafios enfrentados pelos profissionais na base do território. O evento foi uma oportunidade para fortalecer a parceria entre entidades representativas de médicos, enfermeiros, odontólogos e os trabalhadores do SUS, destacando o papel fundamental dos ACS e ACE na saúde pública.

Por fim, a CONACS marcou presença no G20, também com a participação da presidente Ilda Angélica, e dos diretores Francisco Vilela e Andrea de Carvalho, onde contribuíram com o documento oficial entregue ao presidente Lula. A participação destacou a atuação dos ACS como os principais mobilizadores do SUS, enriquecendo a discussão sobre participação social e a nossa importância como profissionais que atuam diretamente com as famílias e comunidades em todos os municípios brasileiros.

Esta união representa um passo fundamental na busca por soluções e políticas que apoiem a saúde e o bem-estar dos profissionais da linha de frente. Esperamos sensibilizar novos aliados para essa causa essencial!

A CONACS segue unida e determinada, trabalhando por um SUS mais forte, inclusivo e que valorize cada profissional. 💪✨

A LUTA NÃO PODE PARAR!

#CONACS#SaúdeDaFamília#BemEstarDosProfissionais#ForçaDaCategoria#PolíticasDeResiliência#ValorizaçãoDosACS#SUS

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments