O plenário do Senado Federal mais uma vez foi palco de uma grande vitória para a categoria de ACEs e ACSs do Brasil. O PLC 56/17 que molda e assegura juridicamente a categoria contra as mazelas da nova PNAB, foi aprovado e retorna a Comissão Especial originária, na câmara dos deputados.
Os deputados Mandeta – DEM/MS, Raimundo Gomes de Matos – PSDB/CE e Valtenir Pereira – PMDB/MT poderão, junto aos outros componentes, fazer adequações finais, logo após seguirá para sanção presidencial.
Durante a semana, a direção da CONACS e lideranças presentes ainda tiveram fôlego para fazer uma mobilização com os deputados na famosa Rampa do anexo 03, frisando e pedindo apoio para que a PEC 22/11 vá ao plenário da Câmera dos Deputados com urgência.
A Presidente ILDA ANGÉLICA CORREA, lembrou com emoção que foi feita uma mobilização como essa na época da aprovação gloriosa da Lei 12.994/14 do piso salarial, conquista histórica da categoria.
Por fim, a CONACS e suas lideranças participaram da reunião do Conselho Nacional de Saúde e o Ministro Ricardo Barros para discutirem sobre a temida reformulação da PNAB (Política Nacional Da Atenção Básica). Como resultado, as lideranças deram relatos positivos, declararam inclusive, que o Ministro se sentiu visivelmente pressionado com o posicionamento da Entidade e do Conselho Nacional.
Para mais informações, continue acompanhando as mídias sociais da CONACS.