HomeDocumentos15 anos da EC 51 - Reconhecimento da profissão de ACS e...

15 anos da EC 51 – Reconhecimento da profissão de ACS e ACE

Hoje é dia de rememorar grandes lutas e grandes resultados! Caros colegas Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias,Hoje 14 de fevereiro de 2021 fazem 15 anos da maior vitória de nossa categoria em todos os tempos, a aprovação da EC 51 que significa o reconhecimento de nossa profissão o direito a efetivação dos que naquele momento estavam no exercício da função.

Saímos da condição de vínculos precários, de mão de obra barata deixamos de ser meros cabos eleitorais e passamos a ser vistos como uma categoria organizada, independente, determinada e extremamente respeitada pelo Congresso Nacional. Conseguimos atrair a admiração e o respeito de todos: aliados e opositores.

Todos presenciaram o agigantar da CONACS que reuniu todas as suas forças e conduzida por suas lideranças, naquele momento (Tereza Ramos, Roque Onorato, Ruth Brilhante) dentre outros, fizeram linha de frente e romperam as barreiras políticas, impostas e avançamos rumo à aprovação da EC 51.Esse foi o maior desafio da CONACS.

Lutamos, sofremos e vencemos juntos, hoje podemos relembrar. Outros avanços vieram fruto desta mesma luta e não está diferente neste momento! Contudo, mais do que em quaisquer outros tempos, chegamos à conclusão de que a união de toda a categoria é o segredo do sucesso e continua sendo fundamental, pois de maneira muito objetiva continuamos sendo essa força toda e tanto para vencermos nossas principais lutas quanto para sermos derrotados em nosso próprio campo de batalha, é continuar usando ou não as estratégias próprias da CONACS.

Se faz oportuno neste momento, buscar e fortalecer a unificação das nossas bases, e o melhor caminho para alcançar tal propósito é o diálogo, informar e principalmente “dividir conhecimentos”. E nessa linha de trabalho, de forma clara e direta, alertamos a nossa categoria, marcando a posição da CONACS e as nossas orientações aos mais 300 mil profissionais ACSs e ACEs de todo o país, convidando a todos a fazerem uma reflexão a estarem prontos para a continuidade das lutas, como verdadeiros soldados. Pois dias mais difíceis estão por vir e o desafio da categoria é se manter mobilizada de forma intensa ocupando todos os espaços que alcançarmos, aguardando o chamamento da CONACS para a luta da aprovação de mais uma PEC.

Desta vez, será a PEC 22-A/11 política do reajuste do piso salarial nacional. Atenciosamente, Ilda Angélica dos Santos Correia – Presidente da CONACS

Para baixar a EC 51. clique aqui

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments