Presidente Ilda Angélica e Presidente Jade Albuquerque em destaque nas atividades da semana centradas na desprecarização e direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias** Nesta semana, a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), em parceria com o FEDACS-AL (FEDERAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DO ESTADO DE ALAGOAS), terá uma série de atividades estratégicas em Alagoas. Com Ilda Angélica e Jade Albuquerque à frente, a agenda se volta para temas cruciais para a categoria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE)..
**Principais temas da semana*
- **Desprecarização dos ACS e ACE:** A luta é para garantir direitos e melhores condições de trabalho, assegurando que ambos os grupos sejam valorizados e tenham suas funções reconhecidas e protegidas.
- **Regulamentação da Aposentadoria Especial:** A CONACS e o FEDACS-AL estão buscando a regulamentação deste direito, considerando os riscos e especificidades da atuação dos agentes.
- **Insalubridade em grau máximo:** Reconhecendo os riscos à saúde a que estão expostos, as entidades lutam pelo reconhecimento da insalubridade em grau máximo para os ACS e ACE.
- **Parcela extra adicional:** Defendem-se benefícios adicionais para a categoria, reconhecendo a importância de sua atuação na saúde pública e os desafios enfrentados diariamente. **Atuação conjunta da CONACS e FEDACS-AL** Sob a liderança de Ilda Angélica, esta semana representa um marco de cooperação entre a CONACS e o FEDACS-AL. A união das entidades busca reforçar a luta pelos direitos dos ACS e ACE, consolidando suas demandas e dando mais peso às suas reivindicações. **Conclusão** Os ACS e ACE desempenham papéis vitais na promoção da saúde pública, na prevenção de doenças e no combate a endemias. A semana, portanto, é de crucial importância para dar visibilidade às demandas e lutas desses profissionais em Alagoas. Acompanhe as atividades através do site da CONACS e do FEDACS-AL, e participe deste movimento em prol da valorização e reconhecimento de nossos agentes.