HomeSlideATENÇÃO DEFENSORES - O SUS É DO POVO!

ATENÇÃO DEFENSORES – O SUS É DO POVO!

A CONACS conclama a todos que defendem um SUS voltado para a população, sem exploração dos profissionais da saúde preventiva, e do povo , a se unirem na semana de 3 a 5 de outubro de 2017 em um vultuoso movimento pela revogação da Política Nacional da Atenção Básica-PNAB, publicada no último dia 22 de setembro de 2017, que trás em seu conteúdo, a desconstrução do muito bem sucedido modelo de prevenção à saúde.

Além de precarizar ainda mais a composição das equipes da estratégia saúde da família, a “nova” PNAB, fragiliza aplicação dos recursos para o fortalecimento da prática preventiva em saúde, e transfere aos profissionais atuantes em um sistema já deficiente, o desvio do objetivo preventivo da estratégia de saúde da família, sobrecarga, a exemplo de impor a ACS’s realização de procedimento como curativo durante a visita domiciliar.

Vale salientar que a atual PNAB foi “construída” contando APENAS com gestores públicos no processo, que não contou com contribuição de órgãos de extrema representação à exemplo do Conselho Nacional de Saúde, bem como representações de classes envolvidas na proposta.

Além de trabalhar a revogação da PNAB dos gestores, a CONACS com o reforço da categoria, trabalhará a PEC 22-A/2011, que dispõe sobre o reajuste do piso nacional da categoria de ACS e ACE, e ainda a aprovação do PLC 56/17, em moldes que tragam de fato segurança jurídica à classe, e atribuições que não fujam a essência do ACS e ACE com atuações distintas, bem definidas, e cada vez mais qualificadas para orientar a população, e não carregando sobre si, a responsabilidade que é do gestor, de ofertar aos usuários, equipes, serviços e um SUS que de fato seja direcionado ao bem do povo. Recursos existem! Precisam ser de fato revertidos para o povo!

Vamos lutar, para, pelo e com o povo, povo que também somos!
Vem lutar você também! E traga mais um!
Contem com a CONACS!
A União faz a Força!

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments