HomeNoticias RegionalCONACS FALA À REVISTA GLOBO RURAL SOBRE AS DIFICUDADES DOS AGENTES DE...

CONACS FALA À REVISTA GLOBO RURAL SOBRE AS DIFICUDADES DOS AGENTES DE SAÚDE NO CONTROLE DA COVID 19 EM ZONAS RURAIS

Em entrevista concedida à revista Globo Rual @globorural desta semana, a @CONACS fala sobre as dificuldades que os agentes de saúde enfrentam na tentativa de controlar a #Covid-19.

“Há colegas que precisam atravessar rios a nado para assistir a essas comunidades”, relata Ilda Angelica Correia, presidente da CONACS.

Para Ilda, o agente comunitário de saúde deve residir no mesmo território que atua, pois é comum que seja “a única presença do serviço de saúde na região”. Desta forma, sabe a realidade de cada território assistido, como onde residem os indivíduos de grupos prioritários e, mais do que isso, qual a melhor forma de acessá-los.

Oseas Dantas, agente comunitário de saúde no município de Caapiranga, no Amazonas, atende 100 famílias na região, equivalente a 218 indivíduos, entre idosos e pessoas com comorbidades, que estão entre os grupos prioritários para vacina da Covid-19.

Diariamente, às 7h, ele sai com um planejamento de quantas famílias visitará e como chegará até elas. E sabe que a chance de não voltar para casa no mesmo dia é grande. As distâncias são longas e o transporte é feito, majoritariamente, pelo rio. Ele conta que pode levar até quatro dias para chegar a uma pessoa, muitas vezes idosa e que mora sozinha.

Leia a reportagem completa em revistagloborural.globo.com

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments