HomeUltimas NoticiasPesquisa Revela Impacto da Violência no Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde...

Pesquisa Revela Impacto da Violência no Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no Ceará

Diversas situações de violência têm afetado o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no Ceará, limitando o acesso da população aos serviços de saúde e impactando a saúde mental desses profissionais. Segundo estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, 40% dos agentes relatam sofrimento mental, enquanto 43,6% já se sentiram ameaçados durante o trabalho.

A pesquisa, que entrevistou 1,9 mil agentes de oito municípios nordestinos, incluindo quatro capitais e quatro cidades do interior do Ceará, destacou a relação direta entre o nível de violência em determinadas áreas e a dificuldade dos profissionais em realizar suas atividades. Isso afeta não apenas o cuidado à saúde da população, mas também a própria saúde física e mental dos agentes comunitários.

Resultados alarmantes serão discutidos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, por uma comitiva de pesquisadores cearenses e pernambucanos. A visita, marcada para o período de 18 a 22 de março, visa compartilhar descobertas e buscar soluções para mitigar os impactos da violência no trabalho desses profissionais.

É essencial reconhecer que os agentes comunitários de saúde desempenham um papel fundamental nas comunidades, sendo muitas vezes o único elo entre os moradores e os serviços de saúde. No entanto, o aumento da violência tem dificultado sua atuação, levando não apenas ao adoecimento dos profissionais, mas também à redução do acesso da população aos cuidados de saúde necessários.

Nesse contexto preocupante, políticas públicas que abordem a violência urbana, a formação profissional e o fortalecimento do sistema de saúde são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos agentes comunitários de saúde e da comunidade em geral.

Junte-se a CONACS na luta por um ambiente mais seguro para o trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, e demais profissionais de saúde, como também para toda a população. A CONACS está sempre na luta, buscando garantir nossos direitos e promover condições de trabalho mais seguras e saudáveis para todos os agentes.
#SaúdeComunitária #ViolênciaUrbana #BemEstarSocial 🌟🏥

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments