HomeEventosCOMO FOI A VII MARCHA NACIONAL DA CONACS

COMO FOI A VII MARCHA NACIONAL DA CONACS

A VII Marcha Nacional da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias – CONACS, aconteceu em Brasília iniciando-se no dia 02/07/19 e seguiu até o dia 04/07/19.

O foco da mobilização foi a inserção de Emendas Parlamentares ao Relatório da Comissão Especial da PEC/06 que trata da Reforma da Previdência.

As emendas 98 e 99 de autoria do Deputado Fred Costa, líder do Patriota-MG e coautoria do Deputado Leonardo Solidariedade-MT, Presidente da Frente Parlamentar em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Brasil e emenda 95 de autoria do Deputado Jorge Sola PT-BA.

Todas as emendas articuladas visam a manutenção do direito adquirido pela categoria referente à aposentadoria especial. Direito ameaçado com o texto original do relatório da proposta de emenda constitucional PEC/06.

A mobilização começou no dia 02/07, pontualmente às 09h. Concentrando-se no Auditório Freitas Nobre – anexo VI da Câmara dos Deputados, com a recepção das caravanas pela direção da CONACS e sua Presidente Ilda Angélica Corrêa.

As caravanas vieram representadas por 15 estados, sendo eles:
• Ceará, Maranhão, Piauí, Sergipe, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Roraima, Para, Goiás e Pernambuco.

Após a abertura da mobilização, a presidente fez a distribuição de tarefas do dia (visitação e fixação de adesivos nas portas dos gabinetes de Deputados), tarefa que tomou todo o primeiro dia.

No segundo dia 03/07/19 às 09h, também no auditório Freitas Nobre, a programação iniciou-se com a reunião da Frente Parlamentar, presidida pelo Deputado Leonardo – Solidariedade-MT. Com a presença e falas de apoio a causa de vários parlamentares e Palestra com a auditora cidadã convidada, Sra. Maria Lúcia Fatorelle com o tema “O Rombo das Contas Públicas está no sistema da dívida e não na Previdência Social”.  A palestrante explicou de forma bem coesa e dinâmica que a Reforma da Previdência não irá solucionar a crise produzida por interesses dos banqueiros no país e que o correto seria fazer uma auditoria da dívida pública com participação social, para que os recursos se destinem aos investimentos sociais ao invés de garantir privilégios aos bancos que detém a maior concentração de renda.

Mais informações no site: www.auditoriacidada.org.br.
No período da tarde, os participantes da marcha continuaram suas atividades de visitação aos gabinetes e fixação de adesivos.

Já no dia 04/07/19, terceiro dia – Ato público na rampa do Anexo II da Câmara dos Deputados,  a categoria concentrou-se em forma de corredor humano para fazer um “corpo a corpo” com os deputados, tirar fotos, gravar vídeos e reforçar o pedido de apoio aos parlamentares que passavam para garantir um voto favorável de cada um às emendas em plenário.

Uma vez que obtivemos a informação através do Deputado Fred Costa – Patriota-MG, autor de 02 das emendas, que segundo o regimento interno da Câmara dos Deputados, o governo teve procedimento legal para fazer a mudança do relatório antes da votação na Comissão Especial, fazendo com que caísse todos os destaques de categoria específica. Dificultando assim, a inserção de qualquer emenda ao relatório e aprovando o texto original da PEC/06.

Mesmo diante dos obstáculos, a CONACS junto com as lideranças de estados presentes se mantiveram firmes, organizados, aguerridos e cientes da necessidade de uma grande mobilização para quando acontecer a votação da PEC 06 em plenário, pois o perigo da perca da aposentadoria especial da categoria é eminentemente!

Voltamos para casa com a certeza de que a luta continua e que somos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e não desistimos nunca.

Em breve, a CONACS fará nova convocatória, porque só a união faz a força!

Obs: Não deixem de contactar os deputados de seus respectivos estados nos gabinetes e redes sociais. Peçam apoio às emendas 95,98,99 ao texto da PEC/06 pela garantia da manutenção da aposentadoria especial dos ACS’s e ACE’s.

Quem Apoia Vota!
Juntos sairemos vencedores!

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments