HomeSem categoriaEntrega de premiação acontece na 10º Encontro Regional do Agreste dos ACSs...

Entrega de premiação acontece na 10º Encontro Regional do Agreste dos ACSs e ACEs – RN


CONACS participa do 10° Encontro de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias realizado Regional Agreste do Rio Grande do Norte.

Realizado no município de Canguaretama no estado do Rio Grande do Norte, o evento que é organizado pelo SINDAS/RN acontece visando fortalecimento das categorias de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e em sua décima edição, além de representações de sua diretoria, como o presidente Cosmo Mariz entre outros, contou também com a presença de parlamentares do estado, o deputado federal Antônio Jácome e a senadora Fátima Bezerra, que na ocasião reafirmaram o compromisso assumido com a categoria em relação aos projetos que tramitam no congresso (PEC 22-A/2011 Câmara dos Deputados Federais e PLC 56/2017 Senado Federal ) projetos esses que representam a solidificação dos profissionais na estratégia saúde da família e na vigilância em saúde.
Durante o encontro, se deu ainda a entrega aos felizes contemplados pelo segundo prêmio da promoção entre entre amigos, realizada pela Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – CONACS, no último dia 05 do mês de agosto. o contemplado com a segunda premiação, a compradora do bilhete sorteado para o segundo prêmio foi Elione Nunes da Silva, da cidade de São José de Mipibu/RN, e o vendedor João Ventura da Silva que também recebeu das mãos da presidente Ilda Angelica o cheque no valor de R$ 7.500,00 (Sete Mil e Quinhentos Reais). A participação da CONACS foi ainda no sentido de levar às categorias, informações sobre o cenário enfrentado pelos profissionais diante do retrocesso apresentado no texto da Proposta de reformulação da PNAB, que foi apresentada e submetida à consulta pública, que, segundo o ministro da saúde Ricardo Barros, obteve mais de 6.000 “contribuições”. Essa proposta que prejudica outras categorias além dos ACS e ACE, vem sendo bastante criticada, pois vai de contra toda construção que resultou no sucesso do que se iniciou como um programa (programa saúde da família) e se solidificou como Estratégia de Saúde da Família. A presença dos agentes com suas atribuições bem definidas e distintas, é tão essencial, que outro programa, o Programa Saúde na Escola- PSE, tem a atuação desses profissionais como figuras indispensáveis nas ações.
A CONACS segue combatente ante qualquer prejuízo à categoria de ACS e ACE, com estratégias que vão além das mobilizações, são articulações com a participações que não se limitam a apenas sua diretoria, mas que trazem lideranças de todos os estados do Brasil, visando medidas que contemplem às mais diversas realidades da categoria em todo território nacional, e é claro por não só pregar e acreditar, mas agir em acordo com seu lema “A UNIÃO FAZ A FORÇA!”.

WhatsApp Image 2017-08-25 at 11.46.12 WhatsApp Image 2017-08-25 at 11.46.13 WhatsApp Image 2017-08-25 at 11.48.47 WhatsApp Image 2017-08-25 at 11.48.48

RELATED ARTICLES

11 COMMENTS

Comments are closed.

Most Popular

Recent Comments