HomeSlideCARTA ABERTA AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS...

CARTA ABERTA AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DE TODO O BRASIL

Caríssimos colegas, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemia de todo Brasil, esta semana, segunda-feira dia 14/10, nos deparamos com a deflagração de uma publicação bastante agressiva do ponto de vista de trabalhadores(as) que somos, que de fato fazemos o SUS – Sistema Único de Saúde acontecer no Brasil. A exposição verbal do Secretário Executivo e ex-presidente do CONASEMS – Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, o Sr. Mauro Junqueira, no Seminário sobre o Novo Financiamento na Atenção Primária realizado em Salvador/BA, reflete nada mais, do que o reconhecimento da força que nossa categoria tem a nível nacional. Vendo a insatisfação de nossas conquistas por ele, nos deixa cada vez mais convictos de que somos uma categoria extremamente organizada e capaz de mudarmos nosso destino sem dependemos de gestores como ele. Reflitam. Somos protagonistas de um histórico de sucessivas vitórias para nossas categorias. O fato de sermos essenciais e obrigatórios dentro das estratégias de saúde primária, naturalmente causa descontentamento e impulsiona ataques grotescos e desrespeitosos às nossas lutas, nas quais somos considerados pelo parlamento, como a categoria mais organizada que tem esse país. A nossa força de organização nos permite mantermos dentro do congresso sem atropelar ou ser atropelados por nenhuma pessoa que transita na casa do povo chamada – Congresso Nacional. Agora, é preciso cada vez mais, estarmos preparados para o enfrentamento de posturas iguais a esta. Precisamos, acima de tudo, nos apropriarmos do conhecimento de nossas legislações para defendermos nossos direitos, com sabedoria e eficácia. As ameaças constantes que já sofremos e que ainda sofreremos de gestores a nivel nacional, que ignoram até a Constituição brasilidade, é notável. Precisamos estar cada dia mais fortes e confiantes na nossa legitimidade, através de nossas entidades representativas de base e principalmente da nossa entidade nacional – CONACS. Digo ainda, que não devemos nem estar valorizando e/ou reproduzindo, dando ibope para fatos como este, típico de quem não sabe o que é enfrentar as mazelas da maioria do povo brasileiro diariamente como nossas categorias ACS/ACE,. Temos que manter o foco em nossas lutas em busca de soluções, quando entre quatro paredes, pessoas querendo traçar nosso cotidiano sem conhecer a realidade, como grande parte de gestores que não nos valorizam e tentam nos colocar à margem de nossas capacidades resolutivas. A condição de inferioridade não nos pertence, pois nosso trabalho junto às famílias que assistimos, refletem a importância que temos para as “familias brasileiras”, razão de nossa existência. Precisamos continuar nossas lutas companheiros, por novas conquistas e vitórias que a nós pertence e que estão por vir. Precisamos de fato nos unirmos cada vez mais para vivermos o bordão que diz “A união faz a força”. A CONACS tem tido a capacidade de enfrentar todo e qualquer debate em defesa destas categorias. Embora sejamos criticados por uns e elogiados por outros. Mas aqui não se trata de centralização e /ou detenção de poder, oportunismo ou coisa do gênero. Lembrem-se de quantas vitórias tivemos e quantas derrotas causamos. O eco de um grito, depende de sua intensidade.

Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias – CONACS.