HomeSem categoriaCONACS realiza live e fala sobre a PEC22 e  piso salarial dos...

CONACS realiza live e fala sobre a PEC22 e  piso salarial dos ACS e ACEs

Na noite de ontem, segunda-feira (14), a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS) realizou uma live, com a participação da presidente Ilda Angélica e do deputado federal Marcelo Ramos (PL/AM), vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Desde que houve o veto presidencial ao reajuste do piso salarial dos ACS e ACEs, a CONACS manteve a articulação e o diálogo com o Congresso Nacional para que houvesse a derrubada do veto, entretanto, segundo Ilda Angélica e o deputado Marcelo Ramos, apesar do resultado positivo para a categoria, que teve apoio dos parlamentares, o Ministério da Saúde ainda não implementou os recursos na portaria, o último passo para que o piso seja enviado aos municípios.

Deputado fed. Marcelo Ramos, vice-pres.da Câmara. Foto: Camara dos Deputados.

De acordo com o vice-presidente da Câmara, se o Ministério da Saúde não publicar a portaria para garantir o repasse dos R$ 1.750,00, ele usará a tribuna da “casa” para solicitar agilidade do ministro da saúde, pois já há recurso garantido na Lei Orçamentária Anual- LOA. ” Lembro que eu estava no exercício da presidência, quando o presidente Arthur Lyra estava no exterior, e recebi a categoria e firmei o compromisso de pautar, ajudar na derrubada do veto e garantir recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias”, disse o deputado, que também enfatizou a importância do trabalho dos Agentes de Saúde na prevenção de doenças.

Ainda de acordo com o deputado Marcelo, além do compromisso de cobrar do Ministério da Saúde o repasse do piso já aprovado, há a confirmação do empenho do presidente da Câmara, Arthur Lyra, em pautar a PEC 22, no mês de março, período em que haverá uma mobilização nacional para sensibilizar os parlamentares acerca da aprovação, conforme afirmou a presidente da CONACS, Ilda Angélica, que também lembrou os 16 anos da Emenda 51, que garantiu a efetivação dos ACS e ACEs.

Ilda Agélica, pres.da CONACS. Foto: Senado Federal.

A live, como sempre, teve uma participação altíssima e Ilda aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas críticas sobre a ambientação da CONACS com os parlamentares. “Algumas pessoas perguntam por que a CONACS está sempre de mãos dadas com políticos em geral. É bom que as pessoas saibam que todas as nossas pautas e avanços são conseguidas dentro da ambiência da política”, disse.

As lives da confederação são realizadas todas as semanas e sempre abordam temas relevantes e de interesse da categoria. Para ter acesso ao conteúdo completo de hoje, acesse o facebook oficial: @Conacsoficial e, também, o instagram oficial:@ilda

https://fb.watch/bbIBx5WRwq/ Link da live
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments