Celebramos o 33º aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das maiores e mais complexas estruturas de saúde pública do mundo. Ao longo destas três décadas e um pouco mais, o SUS tem sido um pilar essencial na garantia do direito à saúde para milhões de brasileiros, independente de sua classe social, origem ou condição econômica.
Neste momento especial, é fundamental destacarmos a contribuição inestimável dos Agentes Comunitários de Saúde e a dos Agentes Comunitários de Endemias. Estamos, igualmente, comemorando os 30 anos desde o início das atividades dos primeiros agentes. Este marco é fundamental, pois foi a partir de sua atuação que conseguimos chegar às comunidades mais distantes, aos rincões deste vasto país, levando informações, prevenção e cuidados à saúde.
Os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias são figuras essenciais nesse panorama. Como profissionais exclusivos do SUS, eles representam a essência do que é o Sistema Único de Saúde: um serviço voltado para a comunidade, de proximidade, que compreende a realidade local e atua de forma preventiva e curativa. Estes profissionais são os olhos e ouvidos do SUS no coração de nossas comunidades, e sua atuação tem sido fundamental para o sucesso e a eficiência de nossas políticas públicas de saúde.
O trabalho da CONACS, por sua vez, tem sido de vital importância ao representar, e defender os interesses desses agentes, assegurando que tenham as melhores condições de trabalho, formação adequada e reconhecimento por sua inestimável contribuição.
Portanto, ao celebrarmos os 33 anos do SUS, rendemos nossa homenagem a todos os profissionais que fazem parte deste sistema, em especial aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Que possamos continuar trilhando um caminho de avanços, superações e, sobretudo, de compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os brasileiros.
Parabéns, SUS! E nosso mais profundo agradecimento a cada agente que, diariamente, faz a diferença na vida de nossa população